Comportamentos de oposição ou desafio

            Uma das situações frequentes em consulta relaciona-se com comportamentos de oposição ou desafio de crianças e adolescentes.

Podemos assistir a um desafio permanente de regras, dificuldades em lidar com a frustração e com a crítica e, essencialmente, a uma postura constantemente agressiva e defensiva que espelha uma forte insegurança e baixa auto-estima.

Assim sendo, são recomendáveis algumas dicas para prevenir ou atuar na existência destes comportamentos:

  • Aferir a auto-estima da criança, por exemplo definir juntamente com ela tudo aquilo que ela sabe fazer bem e sem ajuda ou quase sem ajuda.
  • Estabelecer objetivos para a semana, não em demasia e encontrando algum equilíbrio sobre o que ela já vai fazendo mais ou menos bem e o que ainda não sabe fazer.
  • No caso de incumprimento de regras ou de objetivos, dar uma consequência negativa no momento e fomentar uma segunda oportunidade no dia seguinte, visto que a criança está mais atenta à nossa coerência nas regras do que propriamente à magnitude do castigo
  • Ajudar a regular as emoções, interrompendo uma escalada de desafio logo no início para a criança poder retirar-se, acalmar-se e depois regressar para falar com calma; ou então fornecendo algo para a criança descarregar a sua frustração, como uma almofada, folha de papel ou caixa de segredos.
  • Não focar apenas no que a criança faz de errado, ou seja, dar dicas práticas de como pode melhorar.
  • Elogiar pequenas vitórias, como o facto de ter tentado ajudar mais em casa ou ter tentado fazer a cama.

Fonte: Dra. Liliana Costa – Psicóloga Clínica EQUIPA COGE